11.12.2011

Teologia 3 (de Eduardo Galeano)



Errata: onde o Antigo Testamento diz o que diz, deve dizer aquilo que provavelmente seu principal protagonista me confessou:

Pena que Adão fosse tão burro. Pena que Eva fosse tão surda. E pena que eu não soube me fazer entender. 

Adão e Eva eram os primeiros seres humanos que nasciam de minha mão, e reconheço que tinham certos defeitos de estrutura, construção e acabamento. Eles não estavam preparados para escutar nem para pensar. E eu... bem, eu talvez não estivesse preparado para falar. Antes de Adão e Eva nunca tinha falado com ninguém. Eu tinha pronunciado belas frases, como –Faça-se a luz- mas sempre na solidão. E foi assim que naquela tarde quando encontrei Adão e Eva na hora da brisa, não fui muito eloqüente. Não tinha prática. 

A primeira coisa que senti foi assombro. Eles acabavam de roubar a fruta da árvore proibida, no centro do Paraíso. Adão tinha posto cara de general que acaba de entregar a espada e Eva olhava para o chão, como se contasse formigas. Mas os dois estavam incrivelmente jovens e belos e radiantes. Me surpreenderam. Eu os tinha feito, mas não sabia que o barro podia ser tão luminoso. 

Depois, reconheço, senti inveja. Como ninguém pode me dar ordens, ignoro a dignidade da desobediência. Tampouco posso conhecer a ousadia do amor, que exige dois. Em homenagem ao princípio de autoridade, contive a vontade de cumprimentá-los por terem se feito subitamente sábios em paixões humanas. 

Então vieram os equívocos. Eles entenderam queda onde falei vôo. Acharam que um pecado merece castigo se for original. Eu disse que quem desama peca: entenderam que quem ama peca. Onde anunciei pradaria em festa, entenderam vale de lágrimas. Eu disse q eu a dor era o sal que dava gosto á aventura humana: entenderam que eu os estava condenando, ao outorgá-lhes a glória de serem mortais e loucos. Entenderam tudo ao contrário. E acreditaram. 

Ultimamente ando com problemas de insônia. Há alguns milênios custo a dormir. E gosto de dormir, gosto muito, porque quando durmo, sonho. Então me transformo em amante ou amanta, me queimo no fogo fugaz dos amores de passagem, sou palhaço pescador de alto mar ou cigana adivinhadora da sorte; da árvore probida devoro até as folhas e bebo e danço até rodar pelo chão... 

Quando acordo estou sozinho. Não tenho com quem brincar, porque os anjos me levam tão a sério, nem tenho a quem desejar. Estou condenado a me desejar. De estrela em estrela ando vagando, aborrecendo-me no universo vazio. Sinto-me muito cansado, me sinto muito sozinho. Eu estou sozinho, eu sou sozinho, sozinho pelo resto da eternidade.
(extraído de "El libro de los abrazos" e tradução chupinhada do blog http://aimensaminoria.blogspot.com/2008/04/editorial-2-match-de-improvisao.html)

2 comentários:

  1. Fr. VICENTE4:18 AM

    O QUE O AUTOR QUER NOS ENSINAR COM UMA ERRATA? Ñ CONSIGO ENTENDER

    ResponderExcluir
  2. Quem sabe que o texto bíblico está errado? É bem provável. Não acha? Ou exagero ao afirmar isso?

    ResponderExcluir