9.23.2010

Post função fática

Entre canções de Omara Portuondo, litros de mate e leituras cada vez mais caóticas (pois assim denominaram meu processo de leitura que mescla livros de história, revistas de variedade, peças do Beckett e alguma coisa do Cortázar, claro) tenho me dedicado mais e mais aos textos da UGRA PRESS que ao meu velho companheiro de desastres e confusões Dissolve Coagula, que é esse blog mais ou menos abandonado que você está lendo agora.



Mesmo a UGRA está em uma espécie de recesso ou, para melhor dizer, uma seqüência de pausas. O motivo é que meu comparsa de anos em terrorismos culturais diversos, o Drögäss, está na reta final de pesadas atividades acadêmicas. Isso não é pouca coisa para os que se aventuraram por tais caminhos. Boa parte do material que postamos por lá sobre zines e afins nasceu, justamente, das pesquisas do rapaz. Mais coisas virão, aliás, sendo que o Anuário de Fanzines será como o coroamento do processo todo.

Além disso, já estão engatilhados posts sobre o livro do Nick Cave que foi recentemente editado aqui no Brasil e o novo número do Cadernos Jacob. Estou também escrevendo mais dois posts para a série "Malditos porteños!": um deles será o Sarmiento (que apesar de consagrado não é exatamente uma figura grata na cultura latinoamericana) e Lucio Vicente López (autor cujo principal livro, "La gran aldea", fornecerá um grande contraste com um autor que já abordei, o Roberto Arlt). São autores imbuídos daquele espírito século XIX, onde a literatura ainda desempenhava um considerável papel como veículo para discussão de idéias -aspecto admirável, levando-se em conta que isso se perdeu e o debate de idéias foi transferido quase que totalmente para o âmbito dos jornais, o que é um desastre, levando-se em conta a ausência de capacidade analítica dos jornalistas em geral (ou então sua capacidade de analisar mediante diretrizes espúrias).

Então é assim que o tempo aqui é gasto. Se foi perda ou não, no leito da morte a gente sempre descobre isso. Pelo menos é a esperança que em geral se tem. Cordiais amplexos.


3 comentários:

  1. Leandro!
    Muitíssimo obrigada pela sua participação lá no Jornalismo Underground! Se não abaixarem o preço dessa joça, participaremos da sua fogueira! rs.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3:52 PM

    fazia tempo que eu não via um post, hein mano?!

    Carai!!!

    Precisa fazer isso mais vezes. heheh

    grind abraço!

    Andrei

    ResponderExcluir
  3. estou me tornando uma pessoa preguiçosa e vadia, e cada vez com mais força. Isso seria ainda mais ridículo se eu desistisse de vez de postar aqui, mas como uma galinha -sem memória, sem história- insisto nessa bobagem que é escrever.
    Abraço, Andrei ;-)

    ResponderExcluir