5.21.2009

O julgamento

Sem simpatia pela ignorância alheia.

Sem simpatia pelo sofrimento alheio - toda cruz é mais leve quando compartilhada, toda pedra empurrada ao cume de uma montanha parece uma pluma quando outras mãos que não as de um Sísifo cansado a força pelo caminho íngreme.

Sem simpatia pelas criações estéreis e cheias de otimismo e cor e esperança, prefiro os ventos e tempestades vindos de Bucareste, o cinza de paisagens que jamais se alteram, o olhar corajoso para um futuro que se repete sempre e que não dá a mínima para a repetição de suas tragédias e erros. Os erros, obstáculos infindáveis para miseráveis acertos insignificantes da história dos homens, estes animais cheios de arrogância e cheios de altos ideais, espécie de compensação mal alinhada para a baixeza de seu valor moral, sempre pronto a vender-se, a prostituir-se e enlouquecer no torpor dos genocídios.

Sem simpatia pela fé, seja ela qual for. Homens que acreditam tendem a se tornar indelicados e rasos de julgamento, prontos a tudo e neste tudo eu incluo até mesmo aquilo que os repugna.

Sem simpatia pela diminuição de si mesmo.

Sem simpatia pelas expressões vazias de almas vazias, pelas construções que nada são a não ser vaidade, vaidade e vaidade.

Sem simpatia por mim e minhas noites perdidas, jogado em camas que nunca foram minhas, noites em claro sendo Nero e Cristo, Calígula e São Paulo (só a loucura equaliza a todos eles, estes tiranos, estes homens santos e incrivelmente loucos). Noites em que eu não dormia, em que eu me atrevia a tudo, noites de violência e sexo que só deixaram minha alma ainda mais depravada e doente. Sim, eu me julgo de forma parcial, injusta e obtusa, mas qual julgamento não é, do começo ao fim, a expressão de um erro? Qual julgamento não é, ele mesmo, o canto degenerado de uma Vontade de Poder que se alimenta de Vida?

3 comentários:

  1. drögass2:34 AM

    "Wisdom & Arrogance"

    ResponderExcluir
  2. Por várias vezes compartilho desses tipos de julgamentos.

    ResponderExcluir
  3. O que seria do mundo sem julgamento?
    Um mundo ainda melhor para os hipócritas e sem-caráter...
    De tanto julgar, quem sabe uma hora não acertamos 'a medida'?
    Legal seu blog!
    ^^

    ResponderExcluir