8.11.2011

II Anuário de Fanzines - Convocatória!


Começaram os trabalhos na UGRA PRESS para o II ANVÁRIO DE FANZINES. O primeiro, lançado em fevereiro de 2011, contou com mais de 120 publicações brasileiras e uma repercussão que excedeu, em todos os sentidos, as nossas expectativas (mantidas, desde o início, em uma segura baixa intensidade).

Foi uma grande descoberta ver a enorme diversidade de publicações que são feitas hoje em dia. A despeito de todas as facilidades de publicação existentes (e esse blog é um exemplo disso) ainda há aqueles que enxergam no impresso possibilidades expressivas únicas. Mais do que isso: essa discussão absurda de impresso versus digital, que já saturou a paciência de muita gente (a minha já há tempos) mostra-se uma bobagem para preencher editoriais e matérias-jabá para aquecer o mercado de vendas de e-books. Ok, isso soou incrivelmente conspiratório e poderia figurar em uma postagem no blog desse fita aqui. Porém, o fato é que nada disso - esses argumentos por vezes catastróficos alardeando o "fim do impresso", que nas escolas não existirão mais cadernos, que os livros serão trocados por e-books, etc etc etc - nada disso afeta a paixão de se produzir fanzines, de recortar papel e montar edições artesanais sobre temas que te interessam  e, depois, distribuir por aí.

A segunda edição do Anuário terá uma diferença essencial em relação ao seu irmão mais velho: cobrir a cena zineira não só do Brasil, mas de todos os outros países da América do Sul. Há muitos zines sendo feitos na Bolívia, no Equador, na Argentina e em vários outros pontos do continente, e a ambição é conhecer essa produção, divulgá-la por aqui e estabelecer laços com os hermanos que compartilham desse mesmo fetiche pelo impresso.

Achou interessante? Então vai lá no blog da UGRA, conheça os detalhes de como participar e nos ajude a espalhar a notícia: http://ugrapress.wordpress.com/ii-anuario/

Nenhum comentário:

Postar um comentário