6.26.2010

Renovação


Os que visitam o blog regularmente já perceberam as mudanças que fiz por aqui. Fontes maiores, serifadas, área de leitura mais espaçada e um novo header. Não poderia deixar de colocar nesse header uma máscara de gás, uma de minhas fascinações.

Escrevendo isso lembrei que dias atrás sonhei que eu estava dando minha máscara - uma relíquia original da Segunda Guerra, de fabricação alemã. No sonho, eu a colocava em uma caixa e a entregava para uma pessoa desconhecida. Eu fazia isso tomado de uma completa tristeza. Sabia que fazia algo que só iria me machucar e, mesmo assim, insistia. Não lembro do que aconteceu depois, em geral só lembro de flashes daquilo que sonhei.

Inconscientemente, devo ter me guiado por esse sonho no momento de montar o header. Como se ao colocar uma foto que tirei tempos atrás, onde aparecia a citada máscara, eu a estivesse oferecendo para muitas pessoas. A foto eu tirei quando ainda morava na rua Augusta, época em que mudanças absurdas ocorreram não só na minha vida, mas de muitas pessoas com as quais eu me relacionava na época. Esse blog surgiu exatamente naquele momento, como um reflexo dos dias conturbados do Covil Bestial, o singelo apelido de nossa casa. O gesto simbólico de oferecer essa máscara talvez tenha um sentido impenetrável para alguém que, como eu, nada sei sobre interpretação de sonhos; arrisco, porém, dizer que o gesto simboliza uma espécie de abertura, de liberação de águas represadas.

Mas talvez tudo isso seja uma bobagem e eu estou apenas vendo mensagens onde não há absolutamente nada.
Tenho em mente outras mudanças para o o leiaute do blog, que ao longo das próximas semanas serão aplicadas. Todas visam garantir uma melhor legibilidade dos posts - fator com o qual sempre me preocupei, mas graças à experiência com a UGRA Press estou aprendendo muitas coisas nas conversas com meus comparsas, mestres da tipografia e do design.

Opiniões, críticas e impressões sobre as mudanças são, como sempre, mais do que bem-vindas.

3 comentários:

  1. Olá Leandro! Eu percebi as mudanças e me agradou muito também. Tenho apenas dois pontos para te falar: quanto às cores, o blog não oferece nenhum estresse. Isto é, posso passar horas navegando por ele que não vou sentir as vistas cansadas ou entediado. Só tomo a liberdade de te aconselhar no que tange a estrutura textual, tentar utilizar o alinhamento justificado produz uma harmonia nos elementos da página, pode ser interessante tentar esse recurso. De qualquer maneira, tenho que admirar o design do UGRA, principalmente na questão do "Leia Mais", oferecido pelo wordpress. Não sei se nosso blogspot permite isso, se permitir seria uma boa, pelo menos pra mim, porque poderia colocar mais de um post por página sem deixar espaços na estrutura (deu para perceber que eu tenho TOC em questão de simetria, né?). Precisando de qualquer ajuda, cara, pode me falar. Não sou especialista em design, mas eu tenho uma formação em desenvolvimento web (html, css, js, php e mysql) que talvez possa auxiliá-lo, caso ache necessário. Estou experimentando algumas folhas de estilo no meu mas sempre fico com um pouco de receio de parecer cópia de outros websites.
    Um forte abraço e um final de semana bacana pra ti!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas considerações, meu caro.

    Antes, eu utilizava o alinhamento justificado, mas alguns amigos me recomendaram justamenten o contrário. Isso tira o aspecto algo monolítico de algumas passagens e serve como um interessante guia para os olhos do leitor. Do ponto de vista estético perde em simetria, sim. Mas ganha em legibilidade.

    Obrigado por oferecer ajuda nesssas questões cibernéticas. Adianto que em breve migrarei para o Wordpress, assim que eu conseguir fechar um leiaute bacana junto com uma amigo. A mudança para esse novo visual foi só uma experiência prévia.

    ResponderExcluir
  3. Orra, Leandro! Não tinha parado para pensar neste aspecto para o texto justificado! Muito bom! Abraço!

    ResponderExcluir