2.01.2010

Novidades sobre o livro

Terminei agora a revisão do livro que reunirá, em versões modificadas, os posts que considero os mais representativos do Dissolve//Coagula.

Serão dezenove textos que, em meu entendimento, sintetizam a produção que desenvolvo aqui desde setembro de 2006.

As mudanças empreendidas nos textos foram variadas. Em alguns, reescrevi passagens inteiras; em outros, suprimi trechos supérfluos; também inseri muitas coisas novas, principalmente nos textos mais antigos. Revisei todo o conteúdo, até onde me lembro, quatro vezes (e eu acho que ainda foi pouco, mas por fatores externa e bons conselhos de amigos mais próximos resolvi deixar a obsessão crítica de lado e entregar o produto tal como ele está).

O interessante nesse processo foi perceber como fatos vividos desencadearam textos que se distanciaram e muito das minhas vivências. Em outras palavras: por mais que experiências pessoais possam influenciar o processo criativo, elas não foram determinantes para a composição de boa parte do que escrevi até agora. A fantasia divide com a experiência direta o palco onde meus personagens vivem, sofrem e cometem atos desvairados. Talvez não ainda da forma como eu gostaria, pois sempre me sinto um enorme aprendiz do ato de escrever, principalmente quando leio os mestres de sempre (Dostoiévski, Cortázar, Cioran). Apesar disso, o resultado geral me deixou satisfeito.

Perguntaram-me quem irá lançar o livro. Será um editora nova, que estou construindo em companhia de um velho amigo. O objetivo é produzir trabalhos de uma forma especial, arrisco a dizer artesanal, e com meios próprios. Não leia nisso trabalhos-faça-você-mesmo-precários-e-toscos. Justamente o oposto: edições artesanais e únicas, mas primorosas. Feitas para serem apreciadas em uma confortável poltrona, manuseados enquanto se fuma um cigarro, levados na mochila nas viagens. Uma tentativa algo quixotesca de reavivar o impresso em tempos digitais, uma bandeira hasteada com orgulho em prol das prensas de Gutenberg.

Quando estará disponível, agora eu não sei dizer. Mas posso dizer que a parte mais complicada, que era a revisão, terminou. As novidades eu conto logo mais.

10 comentários:

  1. Eu quero ler na cama, pitando um tabaco fresco mas sem mochilas. Não consigo agregar "mochila" ao conforto. Penso em viagens cansativas e lugares desconfortáveis pra se descansar o bumbum.
    :*

    ResponderExcluir
  2. drögass4:45 PM

    A parte mais complicada da SUA parte, você quer dizer, hehehehe.
    ;-)
    Genial, hermano. Aguardo teu e-mail!

    Aproveitando, baixe o novo EP do ROME aqui: http://exhalethesound.blogspot.com/2009/02/rome.html

    ResponderExcluir
  3. Opa Douglão, foi mal! eheehehe

    Vou baixar essa belezinha logo mais.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4:19 PM

    espero que um dia posso adquirir tal livro pois muita coisa filosofica e literaria,tirei desse blog e do life is a lie,tanto que ate fiz um trampo de street art com o simbolo da G.O.B.
    espero as novidades.

    ResponderExcluir
  5. Hey Anônimo,

    Tem foto desse trabalho que você fez baseado no logo da G.O.B.? Realmente me interessou.

    ResponderExcluir
  6. http://1.bp.blogspot.com/_Q6pb1RT_8X0/Sc6ld8LNaPI/AAAAAAAAG4E/Mf2PUf6v3_k/s1600-h/dia-a-dia-2009-083.jpg

    ai cara segue o link da minha homenagem a G.O.B,esse foi colado na rua Augusta,mas como fiz um bocado alem de espalhar pela cidade enviei alguns pra gringa.

    ResponderExcluir
  7. valeu Alex! Vou andar pela Augusta atento aos postes.

    Se vc quiser, posso te passar a imagem em alta resolução. Deixe um e-mail que envio ;-)

    ResponderExcluir
  8. Márcio quero as imagens em alta resolução e uma pequena explicação do que é G.O.B. nunca entendi direito
    Abração.

    ResponderExcluir
  9. Aguardo ancioso, por tal obra.

    Assim que tiver mais, informações, manda um alô.

    ;)

    ResponderExcluir
  10. Mugiba,
    A G.O.B. é um grupo formado por membros do LIAL e algumas outras pessoas. Nem todos do LIAL participaram. Em geral era um grupo de estudos sobre esoterismo, história e filosofia. Há projetos de publicações para o futuro, mas tudo ainda em um esboço muito vago.
    Obrigado pelo interesse.

    ResponderExcluir