4.11.2011

Mais sobre o livro


A revisão do livro, enfim, terminou. Realizada pelo talentoso Jacob Crisis, colaborador da UGRA e parte do grupo de acid neofolk Sleepwalkers Maladies, percebi de forma categórica como é importante que uma outra pessoa leia o original e aponte os erros e imprecisões. Mais do que isso: algumas camadas de significado são inatingíveis para o autor, porém perceptíveis para um leitor atento que, de fora, se debruça sobre o texto.


Foi da leitura realizada pelo Jacob que tomei consciência do peso dos latinismos no texto final. Cito um exemplo: lo uso do adjetivo"venusino", palavra inexistente no português, no conto Vênus sob o paralelo 23°. O uso dessa forma ocorreu de forma inconsciente, espontânea; e na tentativa de estabelecer uma arqueologia do texto e explicar o motivo do uso de tal forma, a resposta é fácil: me formei em Letras pela USP, com especialização em Latim. Por anos lendo e traduzindo textos antigos, a aplicação de "venusino" me parece muito melhor, do ponto de vista fonético até, que "venusiano" (que seria o correto dentro das regras do português). Eis o trecho:

 O que resta dizer sobre este jantar é que as cruéis palavras de P. funcionaram como um elemento ativador de todas as potencialidades venusinas do vinho (...)

Isso é uma punhetagem teórica e que talvez faça sentido apenas para mim. Falemos agora a respeito de uma outra pessoa que está trabalhando conosco nesse livro, o Flávio Grão.

Editor do zine Manufatura e parte da equipe do blog Zinismo, Grão possui uma larga e versátil experiência como ilustrador, criando desde capas de CDs até óleo sobre tela. Conheci o trabalho dele através do Manufatura e gostei bastante do traço fino, cheio de detalhes, a presença de um certo delírio e de construções que se desdobram sobre si mesmas. Abaixo um dos esboços das ilustrações que farão parte do livro:


Outros exemplos do trabalho do Grão em seguida. Acesse também o Flickr e conheça mais o trabalho dele http://www.flickr.com/photos/flaviograo/











2 comentários:

  1. Anônimo5:29 PM

    Achei que faltaram punhetagens teóricas... esperava mais do senhor!

    ResponderExcluir
  2. a minha vida se baseia em decepcionar os outros, "AnônimA" ;-)

    ResponderExcluir