8.26.2012

"I, Pet Goat II" - o vídeo e sua simbologia


Conheci esse vídeo hoje através de um amigo (obrigado!), e já o assisti incontáveis vezes. E cada vez que o assisto, descubro novos elementos. 

De longe, é um dos vídeos mais interessantes que já assisti em toda a minha vida. Só a a sua extrema carga simbólica (que ainda não consegui apreender totalmente, e tenho a modéstia de reconhecer que dificilmente conseguirei) renderia um volumoso tomo de análises. É inegável a força que tais símbolos conservam, a ponto de não ter nenhuma fala no vídeo, e ao mesmo tempo ele ser capaz de comunicar muito mais coisas em seus breves de sete minutos do que a tediosa verborragia de muitas pessoas por aí. Fez-me refletir que calar, mais do que falar, é o que importa nesse mundo.

Uma obra de arte que mostra como os sofisticadíssimos recursos de animação podem ser utilizados para fins muito mais profundos do que na produção de blockbusters para crianças e adultos infantilóides. Abaixo, traduzi um artigo publicado no site The Vigilant Citizen, que aborda alguns aspectos do simbolismo de "I, Pet Goat II". Recomendo, entretanto, assistir ao vídeo algumas boas vezes antes de lê-lo - afinal, o grande encanto é a sensação de perplexidade e fascínio que os símbolos suscitarão. Valerá, e muito, cada segundo de sua atenção.


O simbolismo esotérico do vídeo "I, Pet Goat II"

“I, Pet Goat II” é uma animação carregada com mensagens silenciosas e simbolismo esotérico. O filme não tem diálogos e cada símbolo conta uma parte de uma história que abrange os campos da história, da política, conspirações ocultas e espiritualidade. Vamos olhar para o significado esotérico por trás da sensação viral "I, Pet Goat II".

Produzido pela produtora canadense Heliofant, "I, Pet Goat II" é uma animação que rapidamente se tornou viral através da internet. Elogiado por suas proezas visuais e seu fantástico imaginário, o vídeo deixou muitos confusos sobre o significado de seu simbolismo.

Política, conspirações e operações de manipulação por falsas bandeiras são misturados com espiritualidade esotérica e simbolismo oculto de maneira grandiosa e hipnotizante.

Após assistir ao vídeo, muitos podem dizer algo como "O que diabos eu acabei de assistir?". A história é um pouco não-linear e há muitos elementos enigmáticos do filme. Esse artigo não vai decodificar totalmente cada quadro do vídeo, mas muitas das mensagens são facilmente compreensíveis devido ao seu alto nível de simbolismo.

Em geral, o filme parece ser sobre o clima político e social da década passada - com presidentes fantoches, terrorismo e estratégias de controle mental. Então, através do surgimento de uma figura similar a  Cristo, deixamos toda a tristeza para trás para entrar uma nova era de sol. Em suma, a história é sobre o triunfo da iluminação espiritual contra as forças das trevas. Vamos olhar para o filme e em alguns de seus muitos detalhes.

O vídeo começa com uma cena interessante: uma bode dentro de uma caixa, no que parece ser algum tipo de campo de concentração. O bode tem um código de barras em sua cabeça com o número "666" debaixo dela. Se "I, Pet Goat" é sobre a liberação das forças das trevas, esta primeira cena parece representar exatamente o oposto. Será que o bode representa aqueles que foram "encaixotados", sofrendo uma lavagem cerebral pelo sistema corrupto? O uso do pronome "eu" no título implica que o cabra pode ser, de fato, o próprio espectador.

O Puppet Show que é a política
Na primeira parte do vídeo, um mestre das marionetes escondido controla George "Dubya" Bush dentro de uma sala de aula. Quando os aviões bateram no World Trade Center em setembro de 2001, Bush estava dentro de uma sala de aula fazendo uma leitura do livro "My Pet Goat"  para as crianças. O chão quadriculado ao estilo de uma loja maçônica da sala de aula pode significar que esta farsa tinha um componente ritualístico para ele.

Bush dança, faz caretas assustadoras e diz coisas aleatórias para manter as massas sem pistas sobre a verdade. Acima de Bush há um gráfico interessante mostrando a evolução da humanidade a partir de peixes para macaco e depois ao homem segurando uma arma. O que é a etapa final da evolução? O homem iluminado, representado por um sol em torno de sua cabeça.

Bush usa um chapéu de burro, este chapéu cônico que foi dado aos estudantes "mais lentos" para humilhá-los. Quando Bush se dá conta de que é um tolo, ele se transforma em Obama, um homem encantador e distinto usando um boné de graduação. Ele começa agradável e amável, mas depois começa a rir o público. Enquanto ele parecia ser a resposta e contraponto perfeitos para a idiotice da era Bush, o fato é que ele é simplesmente um outro fantoche controlado pelo mesmo mestre das marionetes, que permanece oculto.

Enquanto a maioria do público está totalmente alheio ao que está acontecendo, uma menina não está comprando isso.

Enquanto as massas parecem ser surdas, mudas e cegas (e contidas por arame farpado), esta menina percebe que "esta maçã não é dela e deixa-a cair". Obama se mostra preocupado com o despertar dessa menina. (Nota:a  maçã é o símbolo do Pecado, e ao deixá-la cair de suas mãos, a menina está rejeitando o caminho do Mal - e tanto é que, da maçã, da pecaminosa maça, surge uma Flor de Lótus, símbolo oriental da Iluminação Espiritual. Esse símbolo retornará adiante.)

Estamos, então, levado para o mundo frio de neve em volta da escola. Em uma parede, há uma pichação com uma mensagem importante por trás disso: na parede da escola há uma pichação dizendo "Salmo 23".

O versículo bíblico que é referido pelo grafite parece prever a viagem telespectadores estão prestes a embarcar: "O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Ele me faz repousar em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas, porque refrigera a minha alma. Ele me guia pelos caminhos corretos por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum, porque tu estás comigo: a tua vara e o teu cajado me consolam. Você prepara uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos. Unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente a sua bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor para sempre."


Um mundo em decadência
O mundo lá fora está escuro, frio e, literalmente, em decadência. É triste, corrupto e tudo está a tremer e ruir. Em um ponto, duas torres - clara alusão ao WTC - caem. Depois, aprendemos que foi um trabalho interno: Bin Laden está usando um crachá da CIA, insinuando para o fato de que ele era uma ferramenta usada pelo governo americano para avançar sua agenda. A lua crescente, um símbolo associado com o Islã, é invertida, que pode ser uma forma de dizer que tudo o que a Al-Qaeda faz é uma perversão e uma exploração do Islã.


Enquanto vazamentos de óleo de todos os lugares, uma estrela de seis pontas aparece sob a Estátua da Liberdade, rebatizada pelos criadores do filme "A Dama da Servidão". É a estrela de seis pontas (ou Estrela de David) aparecendo sob a Senhora da Servidão uma forma de dizer que os EUA são altamente influenciados por Israel?

Enquanto o mundo está desmoronando, muitas instituições antigas desaparecem ou são destruídas.

Esta mesquita é destruído por caças
Esse trabalhador latino está afundando, junto com sua foice e o martelo - representando o desaparecimento do marxismo em países do Terceiro Mundo. No site oficial do Heliofant é dito: "Depois de anos de exploração econômica e da degradação ambiental, Juan" Pepito "tem uma sensação decididamente afundando."


Controle das massas
O mundo está sob o controle de um malvado feiticeiro chamado Drako. De acordo com os criadores do filme, Drako é: "O Feiticeiro, a mão invisível e espírito de loucura buscando o controle cada vez maior através de trapaças, mentiras, venenos, bandeiras falsas, eventos, guerras e montanhas de leis e burocracia para desviar a energia dos habitantes da Terra. Ele teme a luz do dia como ele teme a própria vida, e opera nas sombras. Seu maior poder é o seu poder sobre a emissão da moeda."

Isso soa com o que chamamos de Illuminati? Sim, sim, sim.

Da mesma forma que os Illuminati procuram fazer lavagem cerebral em crianças desde o nascimento, Drako coloca suas garras nesse nascituro chamado Ludovic.

Olho reptiliano Drako o espera o nascimento de Ludovic

Na tradição esotérica, o símbolo do ovo de serpente entrelaçada é conhecido como o ovo órfico. Em suma, ela representa a semente latente de vida e do potencial infinito da criação.

Quando o ovo é chocado e a criança nasce, Drako literalmente toma o controle de sua mente de uma forma assustadora e parasitária.

Drako tem a pirâmide e "O Olho que tudo vê" encontrado na nota de dólar dos EUA em seu queixo. Não só representam o fato de que ele controla a moeda, como também representa os Illuminati. Debaixo dos olhos Drako há o ditado "Ordo ab Chao" - slogan favorito da elite ocultista. Além disso, o cara tem apenas um olho aberto. Ele poderia, assim, representar mais o Illuminati?

O Libertador
Em meio a todo esse caos, uma figura surge com o poder de renovar todas as coisas.

Navegando em um barco egípcio cerimonial, Jesus Cristo parece estar em transe.


A figura similar a Cristo tem um terceiro olho sobre a glândula pineal, que se refere ao conceito de iluminação espiritual. O triângulo acima do olho representa a divindade, significando que a iluminação leva ao contato com a própria natureza divina. Os símbolos na testa de Cristo estão em completa oposição a pirâmide no queixo do Drako. Embora ambas as figuras tenham símbolos similares em seus rostos, Cristo os tem "direito" e Drako em reverso / invertido, o que significa que ele (e os Illuminati) corromperam estes símbolos antigos.

Chamado pelos criadores do vídeo "O Fogo da Verdade", a figura de Cristo não é para ser o próprio Jesus Cristo, mas uma representação do conceito de Cristo Íntimo como definido pelo gnosticismo. De acordo com esta corrente esotérica do cristianismo, o Cristo Íntimo é o potencial encontrado em todos para chegar a divindade através da iluminação espiritual. No site Heliofant, O Fogo da Verdade é descrito como:

    "É VOCÊ! quando você está na consciência de sua filiação com o Divino e da irmandade da humanidade! "

Quando a figura de Cristo respira o Fogo da Verdade sobre o mundo, alguns personagens oprimidos ou angustiado voltam à vida, como Ludovic, a criança com cabeça de ovo. Além disso, Aali, um menino muçulmano que apareceu golpeado e morto sobe de volta à vida.

O pequeno Aali sobe nos destroços da mesquita destruída, girando vestido e um tradicional traje dervixe. O menino está executando a antiga arte de dança Sufi, que é praticada pelos dervixes sufis da ordem de Mevlevi. Os dervixes são uma corrente esotérica antiga do Islã. "Os mistérios da fé islâmica estão agora sob a guarda dos dervixes - homens que, renunciando ao mundo, resistiram ao teste de mil e um dias de tentação. Jelal-ud-Din, o grande poeta persa sufista e filósofo, é credenciado por ter fundado a Ordem Mevlevi, ou os "dervixes dançantes", cujos movimentos exotericamente significam os movimentos dos corpos celestes e esotericamente resultam no estabelecimento de um ritmo que estimula os centros de consciência espiritual dentro do corpo do dançarino." - Manly P. Hall, The Secret Teachings of All Ages

O renascimento do menino muçulmano como um dervixe sinaliza que existe uma ligação entre ele eo  Cristo interno: ambos representam iniciação em escolas esotéricas, escolas que têm um objetivo comum - o contato com a divindade através da iluminação espiritual. Outras religiões com correntes esotéricas como o hinduísmo (representada por um Shiva dançante), também são representados no filme.

Quando a figura de Cristo sai da Catedral, o edifício (que era guardada por um gárgula) desmorona atrás dele.
Nesta nova era de iluminação espiritual, edifícios elaborados pelo homem tornam-se desnecessários e ultrapassados. Eles, portanto, desintegrar-se-ão e desaparecerão.
Quando a noite se transforma em dia, a figura de Cristo abre os olhos de fogo e navega em direção à luz do sol. Flores de lótus, símbolo da iluminação espiritual na filosofia oriental, aparecem novamente no vídeo, surgindo atrás dele, confirmando para os telespectadores de que o caminho para a liberdade é, na verdade, um caminho espiritual.

Em Conclusão
""I, Pet Goat II" tem recebido muitos elogios por sua habilidade técnica e sua narrativa original. Embora não haja nenhuma narração ou diálogo, uma história elaborada é entregue usando a língua mais antiga e universal na História: símbolos. Através de símbolos, o filme consegue entregar uma crítica mordaz da civilização ocidental de hoje, para descrever seus males numerosos e mesmo prever sua queda inevitável. Mais importante, uma decodificação completa do simbolismo do filme revela uma poderosa mensagem de iluminação espiritual com base em antigos mistérios. Embora este aspecto esotérico do filme possa não ser entendida por muitos, é o cerne do filme e é apresentado como a solução definitiva para os males e corrupção do mundo de hoje. A conclusão do filme é, portanto, muito pessoal: ou você se torna um bode de estimação com um 666 em sua testa ou então um Cristo com um terceiro olho na testa. Esta noção de iluminação pessoal é definitivamente gnóstica e é comum à maioria das escolas esotéricas de todas as civilizações.Concordando ou discordando com a conclusão espiritual do filme, é mais que óbvio que os criadores de "I, Pet Goat II" são conhecedores de temas esotéricos. Cada cena tem uma profunda história subjacente - seja histórica, política ou espiritual - que levaria páginas e páginas para explicar minuciosamente. Aí está o poder dos símbolos: eles podem simplesmente ser admirado por sua beleza estética ou podem, quando totalmente compreendidos, revelarem uma história profunda sobre a humanidade, Deus e muito mais.

Fonte: http://vigilantcitizen.com/moviesandtv/the-esoteric-symbolism-of-the-viral-video-i-pet-goat-ii/

Nenhum comentário:

Postar um comentário